Últimos posts


Livro: Por que Indiana, João?
 Autor (a): Danilo Leonardi
Editora: Giz Editorial / Gênero: Literatura Brasileira / YA
Páginas: 208 / Ano: 2014
Skoob


     Oii Gente! Tudo bem por aí? Hoje trago a resenha do livro Por que Indiana,João? do autor brasileiro Danilo Leonardi, lançado pela Editora Giz Editorial
      E como nossos autores brasileiros estão mandando bem! Como gosto de ler livros de autores nossos! Este aqui me cativou muito! Primeiro devo dizer que gamei nessa capa! - sensacional! Confesso que a capa foi o primeiro motivo que me fez efetuar a compra do livro (amo amarelo, sempre quis ser a Power Ranger Amarela kkkk). E a impressão está impecável, ótima letra para leitura - todos os livros deveriam vir com letras iguais a este livro. 


    Me surpreendi muito com a dinâmica do livro, fiquei realmente presa na leitura. O livro trata de um assunto principal que é o Bullying . Mas também fala sobre adolescência, sobre relacionamento familiar, o que deixou a história bem atrativa no meu ponto de vista. O livro lembra um pouco para quem leu o Extraordinário de R J Palacio, mas neste, nosso protagonista é mais velho, tem 15 anos.  Apesar de ter quinze anos, João ainda sofre com bullying em seu colégio, primeiro por ser meio quieto e tímido - todos o acham esquisito. Inclusive o apelidaram de Uísque - um diminutivo de "o esquisito". Porém, além do bullying psicológico que João sofre, também o cercam de ataques físicos: os valentões da escola colocam sua cabeça na privada frequentemente, somem com seu material escolar, e o intervalo na escola é um martírio - João precisa se esconder diariamente para não acabar apanhando. 


- A minha essência é ter a cabeça enfiada dentro da privada, é ver meus colegas pisando e tirando vantagem de mim! Eu não gosto mais de quem eu costumava ser! Se tem uma coisa que o "filme bobo" me mostrou é que não importa o que pensam de mim, eu posso ser quem eu quiser! 

 

    Mas certo acontecimento acaba mudando um pouco a dinâmica da coisa, quando João resolve sem pensar, dar um tremendo chute nas partes íntimas de Guilherme, seu maior inimigo na escola, quando o mesmo o cerca com seu grupinho de amigos lhe prometendo uma tremenda surra por ter tentado convidar sua namorada para o baile da escola. Desse acontecimento, resultou um vídeo, que o melhor amigo de João gravou e publicou no blog que os dois alimentam e João e seu chute virou sensação nacional. João nem esperava o tamanho da repercussão. Inclusive a impressa começa a procurá-lo, convites surgem para depoimentos em programas de tv e João acaba por conhecer outras pessoas que também sofreram abusos como os seus, muitas vezes por pais desatentos (no caso de João isso é bem evidente, seus pais são separados, a mãe é muito rígida e só quer saber de notas boas e desempenho escolar nas alturas e o pai de João até que é mais descolado, mas pouco presente também), por escolas omissas e que fecham os olhos para os acontecimentos e pelos próprios alunos que se sentem coagidos a pedir ajuda e se prejudicam ainda mais com o sistema. João também conhece uma pessoa fundamental, que vai lhe ajudar a lidar com seus conflitos e problemas, uma garota linda e esperta que também sofre Bullying chamada Julia. Amei a participação dessa garota na história! Muito amorzinho mesmo! 



Acabo de escrever outro poema para ela pelo celular. São três da manhã numa terça-feira, mas eu não podia esperar. De repente, estar vivo é muito contagiante pra eu me limitar ao espaço da minha cama. Só as letras da Legião Urbana me entendem. Tenho escutado muito, porque me peguei atraído pelo carisma do Renato Russo, vocalista, já falecido, mas que parecia ser um esquisitão, tipo eu. 

    Bom, João vai perceber que um vídeo que viralizou na internet tem seu lado bom e ruim. Nada é só sucesso. E o que ele fez com o Guilherme, apesar de revidar aos insultos, também fui um ato de violência. E saber como lidar com o desenrolar dos acontecimentos pega João desprevenido. Como João vai lidar com todos estes sentimentos, só você lendo para saber! Eu particularmente gostei muito da história: lógico que em certos pontos discordei de algumas coisas. Mas basicamente o que o livro tem a nos mostrar é: todos os atos de nossa vida nos trás consequências, boas e ruins. Estamos sempre preparados para lidar com as duas? Leiam também e tirem suas próprias conclusões! :)


A noite estava fria, então ficamos bem colados um no outro. Depois do banho na academia, ela soltou os cabelos e eu notei uma falha enorme do lado direito, mas tentei não fixar o olhar, por educação. Eu sei como é quando tudo o que as pessoas conseguem ver são os seus defeitos, e eu não quero ser uma dessas pessoas. 



Sinopse:
Você pode pensar que, aos quinze anos, João já deveria estar acostumado com provocações, apelidos e humilhações. Afinal, ele é um típico adolescente deslocado e tímido. Alvo perfeito para a ira dos valentões e para o desprezo das garotas.
Mas sua vida muda completamente quando reage a um ataque de seu maior algoz. O golpe de sorte que derruba o valentão é gravado e vira hit na internet.
João se vê finalmente admirado, respeitado e seguro. Mas tudo tem seu preço e João vai aprender qual o peso que suas escolhas podem ter não só sobre sua vida, mas sobre as vidas de todos ao seu redor.
“Por que Indiana, João?” é o livro de estreia de Danilo Leonardi, editor do canal “Cabine Literária” e parte de uma história quase comum para falar sobre algo que não deveria ser tão comum assim e que faz parte da vida de muitos adolescentes, jovens e até de adultos: o bullying.



Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *