Resenha : O gato preto, de Edgar Allan Poe


Livro: O gato preto
 Autor (a): Edgar Allan Poe
Editora: Martin Claret / Gênero: Quadrinhos / Terror / Suspense / Conto
Páginas: 72 / Ano: 2017
Skoob


       Olá gente! Tudo legal? Hoje a resenha que trago é desse mega lançamento da editora Martin Claret e é o primeiro livro da editora no seguimento quadrinhos. O livro é uma adaptação de um dos contos mais conhecidos de Edgar Allan Poe, O gato preto e está demais essa edição! Eu amo quadrinhos, e quando a editora anunciou que estaria lançando o conto, fiquei muito curiosa com o trabalho final. E não me decepcionei, o livro está demais.













       Primeiro, vou falar do que achei de interessante nessa aposta da editora e o que me chamou a atenção: o livro conta com um prefácio bem interessante do Prof. Dr. Alexandre Huady Torres Guimarães, no qual nos faz uma breve apresentação do conto e da idealização da editora de mostrar para o mundo sua primeira aposta em HQ. Gosto de ler esses prefácios, pois ficamos sabendo como surgiu a publicação, e como foi pensada. Logo após essa introdução, vamos acompanhar em desenhos muito bem feitos a evolução do conto em quadrinhos. Os desenhos são realmente bons, e como o conto é um tanto macabro, os desenhos são muito fiéis hahah, ótimo para qualquer amante de um bom terror. Logo após as tirinhas, há uma breve biografia de Edgar Allan Poe em quadrinhos também e logo após entra em cena um artigo de Lilian Cristina Correa, que nos transporta ao mundo de mistério e da influência de Poe para a literatura, um artigo sucinto, mas muito relevante para entender um pouco mais dos mistérios que envolvem a vida desse autor tão atemporal, que apensar de ter vivido em meados de 1800, influencia com seus escritos a literatura até hoje. E então, depois desse artigo, uma coisa que eu achei super legal, a editora trás o conto na integra, e trazer o conto na integra me surpreendeu, porque sempre que eu leio uma adaptação em quadrinhos, fico curiosa com a história original, e por ser um conto curto, permitiu que a editora o atrelasse a obra. Isso deixou a HQ muito completa, e por conseguinte, me deixou bastante satisfeita. Você faz um tour completo pela história e conhece muito bem o autor. Então, ponto máximo no quesito informação - você termina a HQ com todos as resposta e detalhes sobre o conto em questão. 


      Para quem não conhece o conto (eu não conhecia, já li outros do Poe, mas esse eu ainda não tinha lido), Poe vai nos presentear com detalhes da mazela humana, com mudanças de humor e temperamento, com um vício alcoólico e um gato com sede de vingança. O personagem principal, narra a história e relata que durante sua infância sempre esteve envolvido com o amor que sentia pelos animais. Quando adulto, sua casa vivia cheia deles. Seu amor, no entanto, era incondicional por um certo gato preto, Plutão, muito carinhoso e que estava sempre por perto. Após cair em desgraça e deixar se levar pelo vício da bebida, nosso personagem se torna violento, com a esposa e os animais e sobrou até para seu gato querido. Em uma noite, acaba em um acesso de raiva por lhe arrancar um olho, e por não conseguir conviver com o gato sem um olho a observá-lo, acaba por enforcá-lo em uma árvore ao lado de sua casa. 

      Depois desse enforcamento, algumas coisas sombrias começaram a acontecer. Até que o moribundo encontra novamente um gato preto, e resolve levá-lo para casa, para se redimir da morte do outro gato. E ficou ainda mais solidário quando viu que o gato em questão também não tinha um olho. Mas não podia ser o mesmo, claro que não, já que o outro havia morrido enforcado e este gato tinha uma mancha mais clara que lhe rodeava o pescoço. Mas então... algo terrível acontece e o personagem principal é posto à prova. E percebe duramente que a justiça tarda, mas não falha

       Eu curti demais esse livro, apensar de terror não ser o meu tipo de leitura favorito (coisas muito macabras me assustam haha), este livro aqui é macabro na medida certa. E conhecer mais sobre Poe, que é um autor muito comentado ainda nos dias de hoje foi muito interessante. Leituras desse tipo nos mostram como certos autores e obras ultrapassam a barreira do tempo e se tornam eternas. São obras memoráveis que trazem em sua bagagem muita história, por isso essenciais para a construção de legados que vão transcorrer de geração para geração. Essa aposta em HQ da editora tem a minha aprovação e espero ansiosamente que surjam mais obras desse tipo, pois sou apaixonada por elas. Uma obra para se adquirir, sem medo de ser feliz! 


Sinopse:
A intrigante história de "O gato preto" é narrada em primeira pessoa pelo personagem sombrio que desde criança possui uma grande afeição por animais, mas o destino mostra-se assustador quando um gato preto aparece em sua vida. Nesses quadrinhos desfrutamos um pouco do mistério, do fantástico e da alma do ser humano, que se revela aterrorizadora. Uma leitura imperdível.



:) :,( ;) :D :-/ :? :v X( :7 :-S :(( :* :| :-B ~X( L-) =D7 :-w s2 \m/ :p kk

0 comentário

Postar um comentário