Resenha : A inesperada herança do inspetor Chopra, de Vassem Khan


Livro: A inesperada herança do inspetor Chopra
Agência de detetives Baby Ganesh #1
 Autor (a): Vassem Khan
Editora: Morro Branco / Gênero: Crime / Suspense e Mistério
Páginas: 312 / Ano: 2017
Skoob


        Olá pessoas, tudo bem por aí? Hoje a resenha que trago é desse livro lançamento da editora Morro Branco, A inesperada herança do inspetor Chopra - Agência de detetives Baby Ganesh, de Vassem Khan. Este livro é uma mistura de suspense e mistério, mas passeia também por uma cultura que eu pouco conhecia e que adorei conhecer mais: a história decorre em Mumbai, na Índia. Então vamos encontrar durante a leitura várias menções sobre aspectos culturais, religiosos, gastronômicos que dão uma  faceta totalmente peculiar ao enredo. A edição está linda, adorei a capa cheia de cores que nos faz pensar ainda mais nas cores da Índia. 

Mumbai, Índia 

        Este livro, apesar de seguir a linha Sherlock Holmes, te convida também a: rir um pouco, porque acontecem situações bem inusitadas com o nosso principal personagem, o Inspetor Chopra, aliás, ex inspetor, já que a história acontece no primeiro dia de sua aposentadoria; a se apaixonar por sua esposa Poppy, uma personagem que ganhou a minha admiração e que trouxe um toque feminino crucial ao enredo; e amar um certo bebê elefante chamado Ganesh. Sim! Tem um elefante muito fofo no livro e você vai entender melhor onde ele se encaixa lendo a resenha:

        Chopra pediu sua aposentadoria. Um problema no coração quase o fez bater com as botas, e o seu cardiologista recomendou que se afastasse de situações que fizessem seu coração acelerar. Ser um inspetor de polícia na agitada Mumbaí não é um dos melhores meios de deixar o coração sossegado. Então, antes do esperado, Chopra resolve parar. Mas no seu último dia como inspetor, um jovem morre e parece que ninguém está muito preocupado em investigar sua morte. Chopra vai para casa e pensa que esse problema não é mais seu e sim do novo inspetor que irá assumir no próximo dia. Algo porém lhe deixa alarmado - a pobre mãe do jovem falecido grita na frente da agência que o filho fora assassinado e que ninguém fará nada, porque são pobres, e ficará sem justiça. Chopra se sentiu penalizado com a situação e decide voltar no outro dia, mesmo aposentado, só para ver como seguiram o percurso das coisas.







        Ao chegar a agência no outro dia, Chopra se depara com um novo inspetor muito mal humorado em seu lugar, e diz que já despachou o corpo do jovem sem nenhuma autópsia, afinal, nada precisa ser investigado, já que constataram que o jovem morreu bêbado afogado em uma poça d'água. Chopra, há mais de vinte anos como inspetor, sente de longe o cheiro de assunto mal resolvido e resolve por meio de alguns contatos ele mesmo acompanhar uma autópsia no corpo, clandestina, para poder tirar a história a limpo. Descobre que nem tudo é o que parece. E que isso soa mais como um assassinato do que um garoto que bebeu demais. É aí que Chopra decide sozinho buscar por respostar e fazer valer a justiça para aquela mãe que acredita que seu filho não seria capaz de ter morrido de forma tão estúpida. 

        Além do assassinato, Chopra também tem que lidar com outra situação: recebeu no dia de sua aposentadoria um presente inusitado - um bebê elefante, entregue por seu tio. E Chopra só consegue pensar: onde seu tio estava com a cabeça para lhe dar um presente desses? Na carta seu tio fala que o elefante é especial e que sabe que o animalzinho trará coisas boas à Chopra. Mas o elefantinho não quer comer, e Chopra começa a estudar os costumes dos elefantes desesperadamente, porque, apesar de não ter gostado muito do presente, não quer deixar o pobre elefante morrer. O que nosso inspetor não esperava era ser tomado por um afeto enorme pelo elefantinho, que recebe o nome de Ganesh. Agora Chopra só precisa convencer sua esposa Poppy que ficar com o elefante não é loucura. Chopra também precisa esconder da esposa que está investigando por conta um assassinato, já que Poppy é muito nervosa e precisa acreditar que Chopra deixou de vez esses assuntos perigosos que podem lhe causar problemas sérios no coração. Chopra só vai investigar até encontrar respostas, porque quer ajudar, mas a medida que vai evoluindo as investigações, descobre que o que está por trás da misteriosa morte do rapaz pode ser um inimigo de seu passado e Chopra se vê cada vez mais embrenhado em uma teia de mistérios. 


No dia de sua aposentadoria, o inspetor Ashwin Chopra descobriu que havia herdado um elefante. - Como assim, ele está me mandando um elefante? - perguntou perplexo, tirando os olhos do espelho frente ao qual ajeitava o colarinho do uniforme e se virando para a esposa, Archana, que esperava ansiosa na porta e era conhecida por amigos e familiares como Poppy. 


        Eu realmente curti muito essa leitura! Me apaixonei por Ganesh, esse elefantinho inusitado e amoroso. Fiquei com vontade de ter um elefantinho também! Hahaha... E a questão da investigação é uma parte importante do livro, mas ela valsa com os costumes da Índia que adorei conhecer, com a história de amor entre Chopra e Poppy, que é muito fofa também e com brigas com síndicos de apartamentos, tudo muito doido e próprio da cidade citada, uma mistura de acontecimentos que não deixa a leitura monótona, mas muito dinâmica e divertida. É uma história leve, com um toque de comédia e com um inspetor que tem dificuldades de acompanhar as mudanças repentinas na nova Índia, cada vez mais carregada de costumes ocidentais. Esse é o primeiro volume de uma série, mas a história não termina inacabada, ela só sugere que talvez tenham continuações. E eu andei pesquisando por aí e já tem outros dois livros publicados pelo autor, e espero que a editora também traga os outros dois, porque as capas são lindas demais! Dá uma olhada gente:



Recomendo a leitura, pra você que quer ler sobre costumes diferentes e ao mesmo tempo se divertir com as trapalhadas de um bebê elefante e um ex inspetor, agora aposentado Chopra. Há, e como fiquei curiosa por saber como era o ambiente citado na história, pesquisei uns vídeos... segue abaixo um que vai trazer um pouquinho dos costumes presentes na cidade de Mumbai:


Sinopse:
No dia de sua aposentadoria, o inspetor Chopra herda dois inesperados mistérios. O primeiro é o afogamento de um jovem pobre, cuja suspeita morte ninguém quer investigar. O segundo é um bebê elefante.

Enquanto sua busca por pistas o leva através da movimentada cidade de Mumbai - das ricas mansões ao submundo sombrio das favelas - Chopra começa a suspeitar que há bem mai por trás dos dois mistérios do que ele pensava. E rapidamente descobre que um determinado elefante pode ser exatamente o que um homem honesto precisa...

"Uma atmosfera colorida e vibrante transborda para fora de cada página nesta divertida e curiosa história" - Daily Express

"Mumbai, assassinatos e um bebê elefante combinados em um espirituoso mistério" - Books Monthly

"Uma história encantadora" - Marie Claire
:) :,( ;) :D :-/ :? :v X( :7 :-S :(( :* :| :-B ~X( L-) =D7 :-w s2 \m/ :p kk

0 comentário

Postar um comentário