Resenha : A narradora das neves, de Beká & Marko


Livro: A narradora das neves
 Autor (a): Beká & Marko
Editora: Nemo / Gênero: HQ / Quadrinhos
Páginas: 48 / Ano: 2013
Skoob




     Olá pessoas, tudo legal? Hoje a resenha que trago é da HQ A narradora das Neves, publicado pela editora Nemo e escrita e ilustrada por Beká e Marko. Bom, eu sou apaixonada por quadrinhos e este aqui fisgou o meu coração. Está lindamente ilustrado, e e apesar de ter apenas 48 páginas traz uma história lindíssima.


     Nesta HQ vamos conhecer um pouco sobre os costumes do povo Inuit, bem como crenças e modo de vida. Sou apaixonada por esse tipo de conhecimento, quando desbravamos outras culturas e adquirimos novas perspectivavas.

A principal personagem do livro é Buniq, uma garota cheia de vida que vive com seu povo Inuit. Buniq tem um amigo chamado Tag, um jovem caçador que ainda está aprendendo a arte da pesca. Cada pessoa é responsável por uma tarefa no clã de Buniq, e ao assistir um narrador (pessoa que desbrava outras terras e volta com histórias para entreter o seu clã), decide que sua vocação é ser uma narradora também. Mas para ter histórias é preciso viajar. E seus pais não vão deixá-la peregrinar para a "terra dos homens" sozinha. 


     É então que o avô de Buniq se faz necessário. Ukioq, o avô de Buniq, já se sente velho e cansado. Já sente que está próximo seu tempo de ir se sentar na nave (ir se sentar na neve, para os Inuits é quando um senhor ou uma senhora chegam a certa idade e para não ser um fardo a ser carregado por seus filhos, sentam longe do clã na neve, esperando a morte chegar). Mas apesar de se sentir velho, acredita que pode viver mais essa aventura com Buniq antes de se decidir se passará para a outra vida ou não.

     Então os dois e mais também Tag, que irá lhes ajudar a conseguir suprimentos para a viagem, partem rumo ao desconhecido, para que possam colecionar grandes histórias e voltarem recheadas delas.


     A HQ é super singela e me vi emocionada conhecendo um pouco mais da cultura Inuit. Como são diferentes do que estamos acostumados a ver!, e como eles acreditam em magia, em almas, em sintonia. Tudo muito belo. Os costumes diferentes, inclusive essa questão de ir se sentar na neve, para não dar trabalho aos que ficam por conta da velhice, a forma como se desprendem dos desejos dessa vida e não têm medo de dar o passo seguinte. Buniq também é uma garota adorável e Tag um rapaz todo amoroso e prestativo. Um bela HQ que vai morar aqui no coração por bastante tempo. Recomendo! Beijinho de esquimó pra vocês! 




Sinopse:
Buniq é uma garota do povo inuit, que vive com seu clã no coração dos espaços gelados do Grande Norte. Ela quer descobrir qual é o seu lugar no “país dos homens”, como os inuits chamam essa natureza desafiadora com que tentam viver em harmonia. Para sabê-lo, Buniq decide fazer uma longa viagem por essas regiões selvagens, conhecendo outros clãs, seus mistérios e tradições. Acompanhada de seu avô, Ukioq, e de seu amigo, Taq, ela parte em busca de seu destino: tornar-se uma “narradora das neves”.

3 comentários:

:) :,( ;) :D :-/ :? :v X( :7 :-S :(( :* :| :-B ~X( L-) =D7 :-w s2 \m/ :p kk