Últimos posts


Livro: Casas Esquecidas
 Autor (a): Lucas Alencar
Editora: Independente / Gênero: Romance / Ficção
Páginas: 170 / Ano: 2016
Skoob

       Oi oi gente! Tudo bem com vocês? A resenha que trago hoje é desse livro de capa linda, que me chamou a atenção de imediato do Lucas Alencar – Casas Esquecidas. Este é romance de estréia do Lucas, e desde que vi uma postagem desse livro no instagram fiquei com vontade de ler. Tudo por causa dessa capa. Sei lá, sugeria algo de que eu iria gostar hahah. Acontece isso com vocês também? A gente bate o olho em uma capa e já quer ler o livro pra ontem. Foi assim comigo.


       Bem, começo destacando que adoro ler livros de autores nacionais, e o Lucas publicou essa belzinha aqui de forma independente. Não está ainda associado a nenhuma grande editora. O que torna o trabalho ainda mais árduo, e espero que Lucas consiga grandes recompensas com o caminho que está trilhando. Sempre torço pelos novos autores!

       Diego, o protagonista de nosso livro acabou de perder o emprego. Ele e sua ex-namorada. Os dois trabalhavam no jornal Gazeta e por culpa de um comentário machista de seu atual chefe, os dois acabam no olho da rua, já que Diego decidiu por defender Amanda, a ofendida. Acontece que Diego tem uma estranha mania de gravar em uma fita os diálogos de seu dia-a-dia e por sorte grava a ardilosa situação que culminou em sua demissão. Diego coloca o chefe na justiça e junto com Amanda ganham um bom dinheiro de indenização para que não precisem se preocupar com emprego por um tempo.


        Acontece que um convite um tanto que inesperado resolve tirar Diego de sua zona de conforto. Uma japonesa com o cabelo desigual surge do nada, dizendo que se interessou por um artigo escrito por Diego há bastante tempo atrás para uma revista da faculdade. Larissa é o nome dela, e oferta é tão misteriosa quanto seu aparecimento. Larissa oferece a Diego o seguinte: uma famosa escritora está procurando por um bom contista para investigar a morte de um sujeito na Bahia para que possa iniciar uma história de investigação. Diego pergunta então se ele será tipo um Escritor Fantasma para essa escritora ao que Larissa responde que não, ele apenas será responsável por investigar a história a fundo, levantar material, para que então a famosa escritora possa escrever o seu romance.

        Diego está precisando de adrenalina. E está precisando deixar sua vida pacata um pouco de lado. Também precisa tirar da cabeça a Amanda, um sentimento que ainda dói. Então resolve topar essa loucura e sem avisar ninguém parte com Larissa para a Bahia.

        O que Diego não sabe é que vão começar a mexer em um vespeiro. A história que vão investigar tem quase setenta anos, de um jovem maquinista que é encontrado esmagado em uma linha de ferro. Há vários relatos do que pode ter acontecido: suspeita-se de descuido, de suicídio, de homicídio. E a medida que Diego pergunta a um e outro da cidade, começa a receber ameaças para que fique longe desse assunto e pare de procurar assunto onde não fora chamado. Mas quanto mais pedem para que fiquem longe, mais Diego e Larissa descobrem que algo mais deve haver nessa simples história.



        Apesar do que eu descrevi acima sugerir que o livro tem um espírito mais investigativo, acredito que essa pesquisa de campo que Diego e Larissa começam a fazer e que leva quase o livro todo é mais um pano de fundo. Outros assuntos são explorados na narrativa que são de extrema importância: a fase na qual Diego se encontra, como se precisasse entender seus sentimentos, organizar seus pensamentos, a fim de descobrir o que realmente faz sentindo em sua vida; a dor que uma paixão pode deixar no nosso peito; as novidades lindas que o destino pode nos trazer se de repente decidimos viver sem medo nossas escolhas. A escrita de Lucas é bem fluída e dinâmica, fiquei realmente compenetrada na narrativa, gostei bastante. Lucas sabe contar histórias e espero que este seja o primeiro de muitos livros. Ler algo brasileiro assim nos faz ficar mais próximos do autor e é disso que eu gosto quando leio algo daqui, da nossa terrinha. Recomendo a leitura para quem quer ler algo diferente e leve, ao mesmo tempo delicado e introspectivo. 


Todavia a triste verdade é que a maior parta da vida é esquecida no instante em que está acontecendo. Sem esperança de sucesso, até podermos tentar nos agarras às bordas dos fiapos que deveriam se tornar memórias, mas que se perdem na névoa da vida ordinária. 


Sinopse:

Aos vinte e cinco anos, Diego perde o emprego de repórter em um importante jornal e se vê sem perspectivas. Antes que possa mergulhar numa crise existencial, recebe uma proposta da agente literária Larissa: passar alguns meses investigando a vida e o caso de amor de um maquinista assassinado há sete décadas, em Ponta de Areia, distrito baiano que era o ponto final da Estrada de Ferro Bahia-Minas, com o objetivo de escrever o material base para o novo romance de uma escritora de best-sellers. Em meio a tudo isso, o rapaz se esforça para compreender o próprio íntimo turbulento e para digerir o relacionamento recém-fracassado com Amanda, primeiro amor desde que abandonou o interior de São Paulo para morar na capital.


Adquira o livro em versão impressa ou digital: www.olucasalencar.com

Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *