Últimos posts


Livro: Os quase completos
 Autor (a): Felippe Barbosa
Editora: Arqueiro / Gênero: Ficção / Literatura Brasileira
Páginas: 384 / Ano: 2018
Skoob / Amazon / Submarino

        Oi, oi gente! Tudo bem com vocês? Hoje a resenha que trago aqui para o blog é de um lançamento da editora Arqueiro. Esse lançamento é muito interessante: na verdade, o Felippe Barbosa foi ganhador do prêmio Polén de literatura, um prêmio promovido pela editora Arqueiro e a empresa Pólen (responsável pelos papéis que muitos livros são impressos e que, na minha opinião, são de uma qualidade excelente). O Felippe foi um dos finalistas e ganhou a publicação de seu livro "Os quase completos". Quando olhei essa capa me apaixonei. Foi amor à primeira vista, e por se tratar de autor brasileiro, lá fui eu toda curiosa ler a obra do Felippe. 


        Esse é o romance de estréia do Felippe Barbosa, mas ele já é bastante conhecido por integrar um canal no Youtube intitulado: Toga Voadora - que consiste em vídeos estrelados por três advogados bastante nerds haha sendo um deles o Felippe. Eu não conhecia o canal, e fui dar uma pesquisada - eles são bem engraçadinhos hahah e eu adoro essas coisas nerds, então é minha praia. Coloquei como meta assistir alguns vídeos que separei e que achei interessante. 

        Bom, vamos falar do Felippe escritor? Se esse é o romance de estréia dele, eu achei tipo, UAU. Ele escreve muito bem! Me surpreendi de verdade. Fiquei com certo receito de encontrar talvez uma narrativa imatura, como já encontrei em alguns livros de estréia, mas o Felippe me surpreendeu. Achei sua escrita concisa e nem um pouco enfadonha, apesar de ser um livro relativamente denso. Ele soube manter o mistério da narrativa e o final me surpreendeu bastante, o que considero ótimos pontos a serem considerados em qualquer tipo de livro.

        Imagine se você tivesse a chance de mudar sua vida de repente apenas por ter embarcado em uma viagem louca de ônibus a convite de um senhorzinho que você nunca viu na vida, mas que tem um semblante ok e confiável, então beleza, você entra no tal ônibus? Ele é amarelo. E muito estranho. Mas essa é sua chance. Você a deixaria escapar?

        O quase Doutor não pensou duas vezes. Sua vida não estava lá essas coisas. Ele estava com muitas dúvidas em relação a tudo. Em relação à sua escolha profissional, sua vida amorosa, seu sempre desejo de ser um pintor e de ter desistido disso durante seu amadurecimento. Ao embarcar nesse ônibus maluco, de repente o quase Doutor vê sua vida totalmente modificada: nessa vida seus pais se dão bem e não estão mais separados, ao que parece sua noiva Cila, não é mais sua noiva e só uma grande amiga. Sua verdadeira paixão é Mira, uma garota pela qual sempre foi apaixonado, mas que era impulsiva demais para se ter um relacionamento sério. E durante sua estadia nesse lugar para o qual o ônibus o teletransportou chamado de Oitavo Reino, o quase Doutor só vê sua vida ficar melhor a cada dia. Sem as preocupações dos consultórios. Sem suas dúvidas internas. Um mundo onde tudo que em sua vida real deu errado, ali, no Oitavo Reino, deu certo.


- É simples, sim. É muito simples, na verdade. Você ganhou uma vida nova. Uma vida num lugar onde tem tudo para que seja verdadeiramente feliz. - Ela tocou uma de minhas mãos de forma singela, e pendeu o rosto em minha direção - Não precisa fazer nenhum pedido, seu bobo. Todos os seus pedidos mais sinceros o trazem até aqui, o local onde as estrelas caem. 

        Verônica, a quase viúva, está vivendo a pior semana de sua vida. Seu noivo oitavo sofreu um grave acidente e agora está entre a vida e a morte, internado no hospital. Ela não sabe mais o que fazer. E de repente um velho estranho que passa a dividir o quarto com seu noivo, Otávio, começa a colocar umas idéias estranhas na cabeça de Verônica. Esse velho senhor não sabe nada de sua vida e passa a dar palpites demais em relação ao que ela deve fazer ou não assim que Otávio sair do coma.

        Já o quase Reporter, o Victor, parece ter encontrado pontas soltas na morte de sua esposa, ocorrida a um ano. Na época os legistas relataram que se tratava de um suicídio, mas ele tem certeza de que a esposa não seria capaz disso. Ele investiga a fundo e descobre uma loja de artigos misticos que talvez tenha a resposta. O que ele não esperava era que essas respostas ligassem o caso de sua esposa ao de Otávio, o noivo de Verônica que está aguardando um milagre para sobreviver no hospital.

        As histórias destes três personagens se entrelaçam e criam um clima mágico de mistério e esperança. Nos leva a refletir até onde vamos para de repente notar que nossa vida não está tão legal quanto deveria. Que durante nossa existência abrimos mão inúmeras vezes de nossos sonhos, vocações, vontades por preguiça, ou por não termos sido devidamente encorajados a perseguir nossos sonhos e feitos.

- Eu sorrio dessa maneira mesmo enquanto pinto? - indaguei um tanto embaraçado por me fascinar com minha própria imagem.

- Sempre - respondeu ela. - E esse é com certeza o sorriso mais belo do mundo. O sorriso que você só deixa escapar nessas horas. Quando se sente verdadeiramente você. 

        Esse livro traz uma mensagem bastante interessante, e vai trazer elementos figurativos, que transportam o leitor a um território muito bem moldado pelo Felippe, o autor. Foi uma leitura bastante significativa pra mim, trouxe encorajamento. E como eu disse lá em cima, ela soube conduzir a narrativa de um jeito que me surpreendeu bastante. Gosto de ser surpreendida nos livros que leio. Os três personagens foram bem articulados, mas adorei acompanhar as aflições de Verônica, acho que ela foi a personagem que mais me identifiquei, apesar do quase Doutor ter uma parte maior de sua história contada.

        Um livro que indico, para quem quer ler algo motivador e com certo suspense, com um tanto de surrealidade e sonhos que merecem ser tornados realidade. Realmente um ótimo livro de estréia.



Sinopse:
O Quase Doutor é um renomado cardiologista que passa os dias em um hospital, mas no fundo é um artista frustrado. A Quase Viúva é uma professora que está de licença do trabalho para ficar com o noivo, em coma após um grave acidente. O Quase Repórter é um jornalista decepcionado com a profissão que sofre há mais de um ano pelo suicídio da esposa. A princípio, a única coisa que essas pessoas têm em comum é a sensação de incompletude e de desilusão com a vida.

Até que, um dia, o Quase Doutor é persuadido por um velho desconhecido a embarcar com ele em um ônibus rumo a uma jornada para se reconciliar com seu passado. Logo a viagem se transforma em uma aventura extraordinária e, em meio a fenômenos como uma chuva de estrelas cadentes, ele precisa fazer escolhas que mudarão seu destino para sempre.

Enquanto isso, eventos misteriosos levam a Quase Viúva a suspeitar que alguém dentro do hospital quer matar seu noivo e uma pesquisa minuciosa do Quase Repórter revela que sua esposa pode ter sido assassinada. Quando os dois tentam descobrir a verdade sobre seus amados, tudo leva a crer que a resposta está dentro do ônibus do Quase Doutor.

Reunidos num lugar que nunca imaginaram existir, os três serão forçados a enfrentar seus maiores medos e verão que, para se tornarem completos, precisarão encarar a batalha mais difícil de todas: aquela que travamos com nós mesmos.


Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *