Últimos posts


Livro: Fazendo meu filme - A estréia de Fani (livro 1)
 Autor (a): Paula Pimenta
Editora: Gutenberg / Gênero: Romance / YA
Páginas: 336 / Ano: 2009
Skoob

        Oi gente! tudo legal por ai? Hoje a resenha que trago é do livro mega fofo da Paula Pimenta - Fazendo o meu filme, a estréia de Fani. O livro foi publicado pela editora Gutenberg, e uma amiga minha quem indicou a coleção. São 4 livros publicados e as capas são um arraso. Fiquei apaixonada pelas capas e também por essa primeira história.


        Eu sou muito fã dos livros da Meg Cabot. Para quem já leu a série O diário da Princesa dela verá muitas semelhanças com o tipo de escrita da Paula. Gosto de livros assim fofinhos, são mais destinados para o público jovem, mas me encanto também com histórias assim. Esse é aquele tipo de livro para presentear adolescentes, tanto garotas como garotos, que estão na fase dos paqueras, dos conflitos da adolescência, dos amigos escolares. 



        Fani é uma garota comum e está se acostumando a uma rotina de um novo colégio. Neste novo colégio fez novos amigos, e seus melhores são a Gabi e o Leo. Fani precisa lidar com vários sentimentos novos que estão surgindo: uma paixão platônica pelo seu professor de Biologia, a decisão de sua mãe em inscrevê-la em um programa de intercâmbio e o repentino interesse de Leo pela menina mais chata da sala de Fani.

        Depois que Leo começou a namorar essa garota, parece que ficou distante, não conversa mais com Fani do jeito que conversavam. E Fani sente falta dessa amizade bonita que existia entre os dois. Não entende como o Leo foi se envolver com uma garota tão sem graça e chata. É que Fani acredita que Leo só está com essa garota porque ela é bonita. Mas beleza cansa também, quando não se tem conteúdo.


Incrível como a vida da gente sempre fica suspensa na mão de outras pessoas...


        Gabi porém tem certeza que o Leo só se envolveu com essa tal de Vanessa porque ficou chateado com a decisão de Fani de realmente realizar um intercâmbio. Gabi acha que na verdade o Leo é caidinho por Fani e que só ela não consegue enxergar isso. Mas Fani insiste que não, que entre os dois há apenas uma história bonita de amizade.


       A medida que a história se desenrola acompanhamos o amadurecimento dos sentimentos de Fani, suas desilusões amorosas, o preço que se paga por certas escolhas e que o coração muitas vezes nos prega peças. A narrativa da Paula Pimenta é muito descontraída e fluída, como se a personagem principal estivesse dialogando com a gente. A gente entra tanto na história que quase nos tornamos amigas de Fani. É essa a sensação que temos ao ler esse livro. Parece que estamos muito próximos da Fani, parece que somos a melhor amiga dela. E essa proximidade torna a leitura prazerosa. Fiquei bastante contente com esse primeiro livro. Outro ponto legal de comentar é que Fani é super amarrada em cinema. Ela adora filmes e são muitas as citações que ela faz no decorrer do livro. Cada novo capítulo é iniciado por uma frase de impacto de algum filme legal. Isso deixou a leitura bastante dinâmica e fofa também. 

       
        Não é o primeiro que eu leio da Paula Pimenta. Já li outros livros dela dos quais gostei bastante. Ela escreve muito bem, é concisa e consegue te prender na leitura. Ela escreve de um jeito todo próprio e cativante. Por isso recomendo essa leitura. A gente fica super contente quando lê um livro de autor brasileiro e se apaixona. Vou continuar a série e acompanhar o desenrolar da adolescência de Fani! Essa heroína improvável me conquistou! 


Acho que só quem já passou por isso sabe como é ter o coração arrancado do peito. A sensação é exatamente essa, como se estivesse faltando um órgão vital dentro de mim. Como se eu estivesse sangrando por dentro. 


Sinopse:
Fazendo meu filme é um livro encantador, daqueles que lemos compulsivamente e, quando terminamos, sentimos saudade. Não há como não se envolver com Fani, suas descobertas e seus anseios, típicos da adolescência. Uma história bem-humorada e divertida que conquista o leitor a cada página.
Seja a relação com a família, consigo mesma e com o mundo; seja a convivência com as amigas, na escola e nas festas; seja a relação com seu melhor amigo e confidente. Tudo muda na vida de Estefânia quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. 

É sobre isto que trata este livro: o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades. As melhores cenas da vida de Fani podem ainda estar por vir.

Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *